Há quem diga que o ano começa só depois do carnaval, mas para quem trata Escoliose, isso não é uma realidade. A Escoliose é progressiva e cada minuto sem tratamento, ou com o tratamento inadequado, pode ser determinante para um paciente piorar a ponto de precisar de cirurgia. Por isso somos incansáveis na busca pelo melhor para seus pacientes, em todas as épocas do ano.
Hoje temos o prazer de compartilhar este recente e inédito artigo, indexado no PUBMed (como todo artigo de qualidade), com a primeira Análise Bibliométrica dos estudos sobre "Terapia de exercícios para reabilitação da escoliose idiopática do adolescente." Nele há uma profunda análise sobre os 172 artigos sobre o tema, publicados entre 1999 e 2023. Segundo os autores, os métodos que tiveram artigos de qualidade incluídos em sua análise foram "Schroth, Side Shift, Escola de Fisioterapia da Escoliose de Barcelona (BSPTS), SEAS, Terapia Individual Funcional da Escoliose (FITS) e Lyon, Dobomed" (p. 11).
Durante a leitura, os resultados da Tabela 1 não nos surpreende. Dentre os 5 maiores pesquisadores sobre o tema, 4 são do ISICO, centro de excelência no tratamento da Escoliose onde foi desenvolvida a Abordagem SEAS ao longo de décadas. O pesquisador com maior número de publicações sobre o tema é o fisiatra Dr. Stefano Negrini, seguido do fisioterapeuta Dr. Michele Romano. Na sequência encontramos o fisiatra Dr. Fábio Zaina na quarta posição e a fisioterapeuta Dra. Alessandra Negrini na quinta. Um exemplo concreto do amparo científico que suporta e desenvolve constantemente a Abordagem SEAS, trazendo resultados incríveis aos pacientes que se tratam com os profissionais certificados.
Acesse o artigo completo e boa leitura: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10794515/
Próximas turmas SEAS no Brasil: https://www.clinicalinear.com.br/abordagemseas
Próximas turmas SEAS no Mundo: https://en.isico.it/seas-in-the-world/
Comments